Cronograma

Planilha de custos para a festa

Planilha de custos para a festa

26/10/2015

Planejamento é a palavra-chave quando nos referimos a organização de casamento. Saber quais serão os gastos e qual o orçamento disponível garantem aos noivos começar a vida a dois sem dívidas. Mas por onde começar?

Antes de tudo, é preciso decidir qual será o orçamento total. Vale lembrar que uma festa não precisa ser necessariamente cara para ser boa.

Decidido o orçamento, estabeleça as prioridades que o casal deseja - Para quantas pessoas será o casamento? Qual vai ser o salão? DJ ou banda na festa? E as lembrancinhas? E o buffet? – e só a partir disso, inicie os contatos com fornecedores.

Para não perder o controle e ter surpresas – e gastos - de última hora com a festa e a cerimônia, organizamos um check-list para auxiliar o casal nessa tarefa. Clique aqui e faça o download.

Agora, é só manter a planilha sempre atualizada, evitar surpresas e curtir o grande dia!


 

Cotas como presente de casamento

Cotas como presente de casamento

Claudia Camargo
23/10/2015

 

Casais de noivos que moram juntos ou já possuem todos os itens para a nova casa estão cada vez mais comuns. Como a casa já está montada, surge a dúvida: o que pedir na lista de presente de casamento? Por isso, as cotas para lua de mel são a opção ideal! Assim, os noivos garantem a lua de mel dos sonhos e podem até estender a viagem, sem comprometer o orçamento. Dessa forma, os convidados prestigiam os noivos de uma maneira especial e útil.

Era comum que há alguns anos os noivos considerassem errado pedir dinheiro aos convidados. No entanto, hoje, ao invés de pedir dinheiro diretamente aos convidados – e causar desconforto em ambas as partes – os noivos podem escolher um site especializado ou até mesmo agências de turismo e criar uma lista de cotas.

Existem diversos tipos de cotas, desde aquelas que são em formato de lista de “presentes virtuais” e que depois são convertidos em dinheiro até as listas onde o valor já é exibido diretamente para o convidado. Em ambos os casos, os convidados presenteiam os noivos do conforto de suas casas, sem a necessidade de visitar lojas físicas.

No caso da lista convertida em dinheiro, os sites permitem que os convidados escolham os itens que desejarem. Após o casamento, os noivos recebem o valor total em créditos que podem ser utilizados da maneira que quiserem – seja para comprar algum item mais caro ou receber o valor em dinheiro.

Se os noivos escolheram fazer a lua de mel com cotas, os convidados tem a opção de dar passeios e itens como presente (todos previamente escolhidos pelo casal no roteiro de viagens) ou ainda depositar o dinheiro no valor total para cobrir os gastos com hospedagem e passagens.

Ah, vale lembrar que se o casal estiver prestes a mudar para outro país – o que dificultaria o transporte de objetos que ganhariam em uma lista tradicional – a opção de cotas também é válida, já que o valor será depositado na conta dos noivos. Prático né? Agora, é só procurar decidir qual modelo se adapta melhor às suas necessidades e aproveitar!



 

Noiva linda e tranquila

Noiva linda e tranquila

Claudia Camargo
21/09/2015

Toda mulher sonha em estar radiante, descansada e em forma para o dia do ‘sim’. Mas o período que antecede a cerimônia, muitas vezes, pode ser sinônimo de nervosismo, ansiedade e estresse.


Para que a correria dos preparativos não atrapalhe esse momento tão sonhado, alguns tratamentos são recomendados. A variedade de técnicas disponíveis é imensa, a exemplo das estéticas, das relaxantes e das posturais.


A fisioterapeuta Gisele Cintra, especialista em tratamentos dermatofuncionais e posturais, explica que um dos métodos mais procurados para melhorar a postura é a RPG (Reeducação Postural Global) – método Souchard. Gisele conta que ele é ideal para amenizar as dores no corpo provenientes da ansiedade, que é típica antes do casamento, e para deixar a postura mais ereta. Essa técnica atua na causa do problema, cuidando da harmonia postural e do corpo como um todo. Além disso, alonga, equilibra e tonifica os músculos. Como complemento, a massagem relaxante é uma grande aliada na missão ‘noiva tranquila e confiante’.


Quanto à estética, Gisele cita o peeling de diamante. Ele consiste em uma poderosa esfoliação, feita com ponteira de diamantes, que gera a renovação celular, a formação de colágeno, aumenta elasticidade da pele, clareia manchas, diminui rugas finas e cicatrizes. A fisioterapeuta explica que, para potencializar os resultados, é interessante realizar após o peeling uma drenagem linfática facial.

Outras técnicas queridinhas das mulheres e, principalmente, das noivas são a drenagem linfática manual no corpo, a massagem modeladora e a relaxante: esse é um supercombo que promete milagres, se feito com frequência e aliado a uma alimentação balanceada e a exercícios físicos regulares.


Essas massagens, sobretudo, a linfática diminuem a retenção de líquidos e removemos fluídos excessivos do corpo. Como consequência, o aspecto da pele melhora, as cólicas menstruais diminuem, além de que o sistema imunológico é fortalecido.


Fazer sessões de massagem na semana ou no dia do casamento ajuda a aliviar o estresse, mas realizar os tratamentos, tanto estéticos quanto posturais, com quatro ou seis meses de antecedência potencializa os resultados positivos.


Para a noiva que prefere passar pelas mãos de um profissional qualificado em uma data mais próxima ao casamento, a fisioterapeuta Gisele indica uma sessão de peeling e duas de massagem relaxante na semana que antecede a cerimônia.


 

 

Presentes escolhidos a dedo

Presentes escolhidos a dedo

Claudia Camargo
08/09/2015

A preparação da lista de presentes do casamento pode ser uma tarefa árdua para muitos casais. O que escolher, a quantidade a ser pedida, onde deixar a lista disponível aos convidados etc, são algumas das dúvidas mais recorrentes quando o assunto é esse.
Para sanar essas questões e ajudá-la neste momento, as especialistas, Maria Helena e Cristina Kalaf, proprietárias da Degusta, que está no mercado piracicabano há 14 anos, dão valiosas dicas de como fazer do tão temido momento de escolher o que pedir, algo tranquilo e prazeroso. Acompanhe.

- Descomplique! Uma assessoria de qualidade pode ajudá-lo na montagem de uma lista variada, adequada e funcional, de acordo com as necessidades e desejos do casal;

- Antes de pensar em itens mais complexos, priorize os básicos, como os conjuntos de copos, pratos e talheres, por exemplo;

- É de bom tom que a lista conte com uma boa variedade de preços. Assim, o convidado fica à vontade para presentear com o que pode. Além disso, a loja que disponibiliza a lista e faz a assessoria tem a responsabilidade de se preocupar em montar uma relação de presentes com essa característica;

- Para que o casal disponha uma lista estilosa, funcional e que atenda ao esperado, é indispensável que a mesma seja personalizada, considerando todos os detalhes referentes aos noivos;

- A lista precisa ser preparada e disponibilizada antes dos convites serem entregues, com, pelo menos, dois meses de antecedência da data da cerimônia;

- O ideal é pedir jogos (pratos, copos, talheres etc.) com, no mínimo, 12 peças. Não caia no erro de optar por conjuntos com apenas seis peças. Afinal, você quer estar preparada para receber seus convidados em casa com conforto e elegância, não é mesmo?

- Itens criativos, estilo fun design ou mesmo os mais clássicos, também podem fazer parte da relação de presentes. Mas é importante dar prioridades às peças funcionais;

- A montagem tem que ser encarada como parte integrante da preparação do casamento, bem como, a escolha do buffet, da decoração, do local da cerimônia etc. Por isso, deixe o estresse de lado e curta este momento da melhor maneira. Até porque, esse momento faz parte do rol de emoções que antecedem o grande dia.

Vou casar! E agora?

Vou casar! E agora?

Claudia Camargo
28/08/2015

Você resolveu casar e está perdida com os preparativos? Com um ano de antecedência, é importante que os noivos comecem a preparar todos os detalhes para o grande dia. Quanto antes você fizer isso, mais tranquilo será esse período. Confira as dicas e programe-se!


1 ano antes


- Defina o tipo de cerimônia e recepção que você quer. Será de dia ou à noite? Na cidade, no campo ou na praia? Com ou sem festa? Para muitos ou poucos convidados? Você sonha em se casar no frio ou no calor?


- Escolha a data do casamento. Setembro, outubro, abril e maio são os meses mais concorridos, o que significa que é mais caro se casar neste período. Atenção também ao clima: se optar por um casamento ao ar livre, por exemplo, evite os meses com grande probabilidade de chuvas, como janeiro e dezembro;


- Calcule seu orçamento, levando em conta a renda de vocês. Estabeleça uma meta de poupança mensal para chegar ao valor desejado;


- Escolha a igreja e o local da festa e reserve sua data. Se o local for muito concorrido, faça a reserva com um ano de antecedência;


- Contrate uma assessoria de casamento.


10 meses antes


- Comece a pesquisar fornecedores e a comparar orçamentos;


- Vá a degustações e defina o buffet. Leve em conta o preço, mas também a qualidade do produto que será servido.


8 meses antes


- Faça a primeira versão da lista dos convidados. O número influencia diretamente no orçamento de alguns serviços, como o do buffet.


- Contrate os principais serviços do casamento: fotografia e filmagem, decoração para igreja e buffet, músicos para a cerimônia e festa. Preste atenção em todos os contratos dos fornecedores.


- Comece a pesquisar vestidos de noiva;


- É hora de convidar padrinhos, madrinhas, damas e pajens. Eles precisarão de tempo para se preparar. Chame crianças com mais de quatro anos de idade. As muito novinhas podem se assustar no grande dia e não entrar no cortejo ou fazer bagunça no altar.


6 meses antes


- Escolha seu vestido de noiva e comece a fazer os ajustes necessários;


- Feche a viagem de lua de mel. Se for internacional, cheque passaportes, vistos e vacinas;


- Comece a prestar mais atenção nos cuidados com você mesma: o que come, horas diárias de sono e de exercício. Se pretende fazer algum tratamento específico, defina agora. Lembre-se: praticar regularmente um exercício físico de sua preferência ajuda não só a manter o visual, mas também a combater o estresse;


- Pesquise modelos de convites e caligrafias e encomende os seus. Não se esqueça de pedir 20% a mais, no caso de convidados de última hora;


- Defina o cardápio e as bebidas da festa. Se o orçamento estiver apertado, não tenha receio de optar por uma recepção sem grande gastronomia. O que vale é a confraternização entre amigos e familiares;


- Encomende o bolo e os docinhos, se não estiverem inclusos no pacote do buffet.


4 meses antes


- Finalize a lista de convidados. Faça uma planilha com nome, endereço e telefone de todos os convidados, para facilitar a confirmação de presença;


- Comece a entregar os convites do casamento, começando pelos convidados que moram em outras cidades;


- Nessa época, você deve fazer a primeira prova do vestido. Curta todas elas e não se acanhe se não gostar de alguma coisa. A hora de pedir qualquer mudança é agora;


- Se ainda não compraram as alianças, este é o momento;


- Defina as roupas do noivo, dos pajens e das damas de honra. Converse também com as madrinhas e os padrinhos sobre suas preferências. Cuidado para não impor muitas regras e criar um clima desagradável.


3 meses antes


- Defina suas listas de presentes de casamento em, no mínimo, duas lojas. Inclua presentes de faixas de preços variados, para que convidados de diferentes condições possam presentear;


- Calcule as quantidades e encomende lembrancinhas e bem-casados;


- Marque seu dia da noiva e agende os testes de cabelo e maquiagem;


- Documentos para o casamento civil e para o religioso devem estar em mãos;


- Decida como chegará à cerimônia e contrate o carro ou acerte com um parente ou amigo mais próximo;


- Escolha os acessórios que irá usar no dia, como coroas, braceletes, tiaras e afins.


2 meses antes


- Mande pelo correio os convites de pessoas de outra cidade ou outro país;


- Compre as bebidas alcoólicas que não estiverem inclusas no serviço de buffet;


- Defina quais serão as músicas da cerimônia e faça uma lista do que você quer que na festa;


- Compre todos os acessórios da noiva: sapatos, lingerie, meia calça e a lingerie da noite de núpcias;


- Faça o chá bar ou chá de cozinha;


- Faça a última prova do vestido e os testes de cabelo e de maquiagem;


- Se vai se casar em uma cerimônia católica, faça o curso de noivos exigido pela Igreja.


30 dias antes


- Repasse os detalhes com o buffet, os fotógrafos e decoradores;


- Faça o RSVP (Resource Reservation Protocol);


- Todos os convites devem estar entregues;


- Faça uma limpeza de pele e agende depilação e sobrancelha para cerca de uma semana antes do casamento.


15 dias antes


- Use o sapato escolhido para amaciá-lo;


- Confirme as reservas de hotel e voos para a lua de mel;


- Confirme todos os serviços contratados, desde o carro que vai levá-la à cerimônia até a entrega dos doces e bolo;


- O noivo deve fazer a última prova da roupa e cortar o cabelo.


7 dias antes


- Faça a última prova do vestido;


- Faça a mala para a lua de mel. Deixe separados todos os documentos de que possa precisar para a viagem;


- Arrume uma mala pequena para a noite de núpcias e cheque os últimos lembretes essenciais para a noiva.


1 dias antes


- Relaxe e evite fazer qualquer coisa relacionada ao casamento. É o momento de descansar corpo e mente para a maratona do grande dia;


- Evite comidas pesadas e bebidas alcoólicas.

desenvolvido por Index Soluções