Quer Casar Comigo?

E ela disse, sim...

E ela disse, sim...

Claudia Camargo
28/08/2015

A tendência chegou de mansinho, mas está conquistando as brasileiras. O anel de noivado, aquele diferente das alianças que normalmente são usadas por aqui, é comum em países como os EUA e a Inglaterra, porém a cada dia aumenta o número de futuras noivas que sonham com esse mimo.

O primeiro anel de noivado de que a história tem registo foi oferecido em 1477, pelo arquiduque Maximiliano da Áustria à princesa Maria de Borgonha.

Depois de centenas de anos, surgiu o tradicional, e campeão de vendas, Tiffany Setting, com a pedra levantada e presa por seis garras. O anel nasceu em 1886 quando, primeira vez, um diamante foi colocado fora do aro. Por estar suspenso, o cristal ficava mais sensível à luz e tinha seu brilho potencializado. Desde então, o modelo, apresentado na famosa Tiffany Blue Box, faz parte das maiores histórias de amor do mundo.

A preferência pelo diamante no anel de noivado tem a sua justificação nas características desta gema, pois é muitas vezes descrito como indestrutível e imperecível, tal como o amor verdadeiro.

Diamante ou brilhante?

Dá na mesma! Diamante é a pedra, brilhante é a lapidação redonda. Quanto mais puro, sem inclusões e incolor for o diamante, maior o seu valor.

Ajudinha

Em 2014 a Tiffany & Co. lançou o aplicativo Engagement Ring Finder, que ajuda a escolher o anel de noivado. O programa para iPhone oferece às noivas as ferramentas para selecionar o anel e ver a variedade de modelos, estilos e tamanhos de brilhante. Com o aplicativo, também é possível agendar um atendimento exclusivo com um especialista nas lojas da marca nos shoppings Cidade Jardim e Iguatemi, ambas em São Paulo.

Além disso, uma função bem interessante do aplicativo é o medidor de tamanho para anéis, que permite às noivas determinar a dimensão colocando um anel de verdade diretamente na tela e alinhando-o com o círculo correto na guia. Os anéis são mostrados em tamanho real e cada modelo pode ser visto com os diamantes em seis tamanhos diferentes. Depois, é só guardar o seu modelo preferido e compartilhar por meio de e-mail com o noivo ou nas redes sociais com as amigas.

Valores

Como cada diamante é único, cada um com suas próprias características gemológicas específicas, os preços variam. Em média, um anel de noivado da Tiffany & Co. não sai por menos de R$ 7 mil reais.

Mas calma! Se você achou o valor um pouco alto, outras marcas já estão apostando nos anéis de noivado. Há inúmeras outras opções de preços e modelos diferentes. Entre as também queridinhas estão Vivara, H.Stern e Cartier.

Tradição

Você sabia que nos EUA existe uma competição entre as noivas e entre os noivos? Por lá, segundo manda a tradição, o anel de noivado deve custar o equivalente a três meses do salário do homem. Ou seja, quanto maior e melhor, o noivo mostra para os amigos o quanto ele é bem de vida.

Para a alegria dos noivos brasileiros, a tradição se restringe aos EUA. Pelo menos, por enquanto!

Cores

Apesar de o diamante ser o mais tradicional, há quem prefira o anel de noivado com pedras como safira, rubi e esmeralda. Quem não se lembra do anel de safira azul rodeado de brilhantes de Lady Di, que agora pertence a Kate Middleton?

Confira nossa galeria de imagens e suspire:

desenvolvido por Index Soluções