Casamento na praia: sim ou não?

Casamento na praia: sim ou não?

Claudia Camargo
10/09/2019

Casar na praia é, sem dúvidas, desejo entre muitos casais. Mas esta escolha merece atenção aos mínimos detalhes: o local exato do evento, a acomodação dos convidados, o deslocamento (ou não) dos fornecedores, entre muitos outros pontos.

Abaixo você confere algumas dicas para que esse tipo de casamento seja um sucesso do começo ao fim; ou, simplesmente, para que você possa avaliar se realmente está disposta a se casar na praia, tendo em mente os prós e contras desta decisão!

A cidade

Ao menos que o casal já tenha outra “ideia fixa” em mente, a dica é apostar em cidades que tenham boa infraestrutura pra fazer eventos. Pois, se não for assim, o evento vai envolver frete e logística que vão deixar o casamento muito mais complexo e caro! Algumas praias, como Ilhabela, Búzios e Trancoso, por exemplo, estão preparadas para este tipo de evento e contam com bons profissionais locais.

Autorização e o local

Casar de frente ao mar é mesmo maravilhoso, mas engana-se quem pensa que é “só chegar, escolher o ponto exato, montar a estrutura e dizer ‘sim’”. De forma geral, é necessário autorização da prefeitura, além do pagamento de uma taxa.

É preciso pensar também nos frequentadores das praias: no momento do casamento, podem ter pessoas querendo assistir à cerimônia (o que não ficará legal nas fotos). Por isso, praias mais vazias são melhores opções; ou ainda, um restaurante ou hotel que, com boa estrutura, tenha vista para o mar.

Traje

O traje do noivo e o vestido da noiva precisam ser adequados à ocasião. Certamente um vestido com saia volumosa e corpo cheio de brilho não é o mais indicado! De forma geral, o vestido deve ser fluido, combinado com penteado e maquiagem que transmitam a aparência mais natural possível.

Para o noivo, tecidos leves e cores claras (como azul, bege, branco) são as melhores opções.

Atenção aos convidados

É importante orientar os convidados sobre o tipo de traje, deixando as dicas no site do casamento, por exemplo.

É preciso também estar ciente de que nem todas as pessoas conseguem se descolar para irem até um casamento realizado na praia (a depender da data em que o evento será realizado, das condições financeiras, entre outras particularidades); por isso, os noivos não devem ficar chateados caso algum familiar ou amigo diga que não poderá comparecer.

Os noivos devem, porém, indicar opções de hospedagem para os convidados; além de passar informações adicionais sobre a cidade e orientações de como chegar. Exatamente por isso, especialmente no caso de um casamento na praia, o site do casal tem papel muito importante!

Decoração

Uma praia já “fala por si”, por isso, especialmente neste caso, a máxima do “menos é mais” se aplica totalmente. Flores tropicais combinadas a muito verde, por exemplo, são perfeitas para a ocasião!

Cardápio

Especialmente neste tipo de evento, as comidas e as bebidas devem ser refrescantes. Frutos do mar são ótima pedida, mas é preciso lembrar que nem todo mundo come, por isso, não dá para se limitar a isso.

Por fim, como em todos os tipos de evento, é essencial se cercar de bons profissionais, que executarão com excelência seus serviços, fazendo com que o grande dia seja realmente único, não só pelo cenário deslumbrante, mas pela união de todos os detalhes!

Nenhum Comentário

desenvolvido por Index Soluções