Tradições de casamento pelo mundo

Tradições de casamento pelo mundo

Claudia Camargo
21/10/2015

 

Quando falamos em casamento, logo nos vem à cabeça aquela tradicional imagem da noiva vestida de branco, não é? Esqueça isso, pelo menos na Índia. Lá, é costume das noivas usarem o tradicional sári na cor vermelha, que representa emoção e fertilidade. Como não podia faltar, as noivas abusam das jóias de ouro – símbolo de beleza e riqueza – nessa data. E as cerimônias lá são consideradas verdadeiras festividades, já que podem durar até sete dias seguidos!

Na Itália, “sposa bagnata, sposa fortunata”. Isso significa que a chuva – tão temida pela maioria noivas - é um sinal de sorte. Outro costume dos italianos diz respeito ao noivo, que deve levar um objeto de ferro no bolso durante toda a cerimônia para afastar a negatividade.

Um costume diferente para nós, brasileiros, é a quantidade dos buquês que a noiva mexicana carrega. Elas costumam entrar na igreja com dois buquês, sendo um para a noiva e outro que será deixado no altar para Nossa Senhora de Guadalupe. Essa é a forma de pedir bênçãos para o casamento.

No Japão, o saquê também faz parte da cerimônia do casamento. Os noivos devem beber três goles de saquê, de três taças diferentes – sempre da menor para a maior. Eles acreditam que o número ímpar trará sorte ao casal.

Por último, mas não menos importante: a tradição do “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul” (Something old, something new, something borrowed, something blue). Esse verso da era vitoriana, que já é adotado por muitas noivas brasileiras, é cheio de significados.

O “algo velho” diz respeito à continuidade dos valores da família da noiva; “Algo novo” simboliza a esperança e o otimismo para o futuro; “Algo emprestado” geralmente é de algum amigo próximo (ou amiga) para que a noiva sempre se lembre da importância da amizade e, por fim, “algo azul” representa a pureza, já que antes do século XIX, era comum que as noivas usassem azul e não o tradicional branco.

Vale lembrar que independente de qual seja a tradição ou costume do casamento, no fim, o amor é universal! ♥



 

Nenhum Comentário

desenvolvido por Index Soluções